Você está dormindo bem?

Queixas relacionadas ao sono são umas das mais frequentes entre pacientes que procuram um tratamento psiquiátrico². Inclusive há queixas no momento os psiquiatras e os pacientes iniciam o tratamento e a ânsia de uma alternativa que culmine em um sono reparador.

A insônia pode ser conceitualizada como, dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, e ainda manter a baixa qualidade na reparação das atividades mentais e uma boa qualidade alerta e boa qualidade físico em mental durante o dia, com a consequência de de prejuízo nas atividades diurnas¹.

A insônia pode ser considerada uma síndrome, uma vez que sua persistência pode ocasionar sintomas diurnos, depressão e ansiedade¹.

Existe uma classificação internacional dos distúrbios do sono (ICSD), ela classifica os distúrbios do sono como as mais raras e as mais comuns de serem tratadas. Cabe aqui alerta-los dos transtornos mais comuns, em outros artigos falaremos dos transtornos mais complexos¹.

Porém, cabe aqui salientar que doenças clínicas podem e levam a transtornos do sono-vigília, principalmente em idosos internados em hospitais, sem considerar a alta prevalência de insônia em idosos que deve ser considerada.

Pela classificação da (ICDS) segue uma enumeração de insônias.

1. Insônia de ajuste (insônia aguda)
2. Insônia psicofisiológica
3. Insônia Paradoxal
4. Insônia por causa de transtornos mentais
5. Insônia Idiopática
6. Higiene inadequada do sono
7. Insônia comportamental na infância
8. Insônia por uso de drogas ou substâncias
9. Insônia em virtude de condições médicas
10. Insônia inespecífica não orgânica
11. Insônia Fisiológica (orgânica)

working_alone
Insônia

Em nosso próximo artigo continuaremos o estudo dessa vasta quantidade de possibilidades de não descansar, de tanto que seu termo médico deve ser substituído por distúrbio de Insônia.

Ao estudarmos mais profundamente quem faz parte da população mais acometida e seus riscos para cada um, poderemos orientar melhor sobre as possibilidades de tratamento.

Psiquiatria na Prática clínica; Editora Manole 2013.
Clinica Psiquiátrica, Editora Manole 2014
Diretriz Brasileira de Transtorno de Ansiedade Generalizada, Projeto Diretrizes.
Médico generalista Dr. Danilo Godoy CREME/SC- 21591

Deixe uma resposta